Existem dois tipos de distribuição previstos no Regulamento de Distribuição do Ecad:

Distribuição-direta_2016.png 

* Os grupos Jornalismo/Esporte e Variedades possuem distribuição direta e indireta. Clique aqui e saiba mais!
 
Veja também os critérios de distribuição de cada segmento.
 
Os valores arrecadados em razão das utilizações musicais nestes segmentos são distribuídos de forma direta, ou seja, todas as músicas captadas são contempladas na distribuição.
 
Com base nas planilhas de programação musical, gravação e/ou roteiros musicais dos shows e ficha técnica dos filmes (cue sheet), o Ecad realiza o rateio, que é feito da seguinte forma: a verba líquida arrecadada (valor arrecadado, já descontados os percentuais destinados às despesas de administração do Ecad e das associações integrantes) é dividida pelo número de  execuções musicais, chegando-se ao valor de cada execução.
 
Valor de cada execução musical 1 - 2016.png
 
Nos casos do segmento "Cinema" e de grande parte das emissoras de TV Aberta, a divisão não leva em conta a quantidade, mas o tempo total de duração das execuções musicais.
 
Já no segmento de Shows, o valor líquido arrecadado é distribuído para as músicas tocadas naquele determinado show, com base no roteiro musical fornecido pelo promotor do evento ou resultante de gravação efetuada “in loco” pelo Ecad.
Distribuição-Indireta_2016.png 
* Os grupos Jornalismo/Esporte e Variedades possuem distribuição direta e indireta. Clique aqui e saiba mais!
 
Veja também os critérios de distribuição de cada segmento.
 

Os valores arrecadados em razão das utilizações musicais nestes segmentos são distribuídos de forma indireta, obedecendo a um sistema de amostragem estatística, que consiste em contemplar uma quantidade de execuções musicais representativa de todas as músicas executadas, em determinado período, e suficiente para estabelecer um rateio proporcional (veja mais no quadro abaixo).

A metodologia de amostragem estatística utilizada para a distribuição de Carnaval, Festa Junina, Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Rádio e Sonorização Ambiental foi certificada pelo instituto Ibope Inteligência  referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos quantitativos e qualitativos nas áreas de opinião pública, política e mercados.​

Valor de cada execução musical 2 - 2016.png 

Em caso de repetição de alguma música em uma mesma amostra, o valor da execução musical será multiplicado pela quantidade de vezes em que essa música aparecer na amostra. ​ 

Amostragem_nova.png