Este segmento se caracteriza pela utilização do serviço de radiodifusão sonora em AM ou FM. De acordo com a nova lei, é de responsabilidade das emissoras de rádio enviar a programação musical ao Ecad no mês seguinte à sua execução, no prazo de 10 dias úteis. Os usuários devem encaminhar a apresentação correta da programação, contendo todos os dias e horários do mês, especificando em colunas as datas, nome da obra, intérprete e tipo de execução (ao vivo ou mecânica). Para as emissoras conveniadas às associações Abert e Abratel, os benefícios estabelecidos por contratos serão mantidos aos usuários que mandarem a programação até o quinto dia do mês seguinte às execuções. Tais informações permitem que o Escritório repasse corretamente os valores provenientes dos direitos autorais aos artistas que tiveram suas músicas tocadas em uma emissora de rádio. 
 
A programação deve ser fidedigna ao que foi executado, contendo todos os dias e horários do mês, especificando obrigatoriamente em colunas as datas, nome da obra, intérprete e tipo de execução (ao vivo ou mecânica). As colunas Referência Autoral e Gravadora não são obrigatórias, porém auxiliam na identificação musical.
 
É necessário possuir a senha web para acessar a seção "Serviços ao usuário", em "Envio de Programação Musical". Caso não tenha, a senha entre em contato com a unidade do Ecad​ de sua região.
 
Ecad.Tec Rádio
O Ecad tem parceria com algumas empresas que oferecem o serviço de automação e gerenciamento da programação musical de rádios. O sistema Ecad.Tec Rádio é integrado, de forma eletrônica, com os dados dos softwares das empresas Access - Audiomaster, Audio Sul Sistemas, AudioBytes, BeAudio Informatica, Cadena, Coraini Tech, Dallcon, Info Audio, KL AV SYSTEMS, MegaSistema, Omega Sistemas, Performática, Playlist, Pulsar Multimedia, RadioART, RadioPro, Winkochan Studio e YoungArts. Com essa ferramenta, a validação das informações passa a ser feita de forma automática, o que melhora o processo de distribuição de direitos autorais.
Se você é cliente de uma dessas empresas, entre em contato com seu fornecedor para o envio automático dos arquivos ao Ecad.

Se não é cliente, sua programação musical pode ser enviada no formato Excel.

Clique e faça o download do modelo de Programação Musical de Rádio
Envie sua programação musical

Este serviço requer a utilização de um dos navegadores abaixo: IE8+, Safari (última versão), Google Chrome (última versão) ou Firefox (última versão).

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​​
​​​​​​​​​​​​​​​
​​​