Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Notícias do Ecad
Valorização da música e dos direitos dos artistas
​O crescimento dos valores arrecadados e distribuídos nos últimos anos reforça a importância da música nos diversos segmentos, fortalecendo a cadeia produtiva. Depois dos acordos firmados com as emissoras de TV aberta e fechada em 2013, que deram um incremento aos valores distribuídos em 2014, a expectativa é de melhores resultados para os artistas nos próximos anos, considerando que 2016 foi um ano marcado por acordos com importantes plataformas de streaming.
 
No ano passado, os titulares de música (autores, editores, intérpretes, músicos e produtores fonográficos) e as associações foram beneficiados com o repasse de R$ 841,8 milhões, o que representa um crescimento de 9% em relação ao valor total distribuído em 2015. Em 2016, foram contemplados 221.386 titulares de música, um aumento recorde e expressivo que representou um crescimento de 42,46% em relação a 2015. Esses números foram possíveis, principalmente, pela maior conscientização dos usuários de música, que reconhecem cada vez mais a importância da retribuição autoral como justa remuneração aos artistas.
 
segmentosevalores2016-resultados.png 
 
Streaming em crescimento
 
O segmento de streaming foi destaque tanto na arrecadação de direitos autorais quanto na distribuição para os artistas. Em 2016, o Ecad repassou R$ 5,5 milhões para 137.461 titulares de música e associações, após a análise de quase 19 bilhões de execuções musicais deste segmento. Desde junho o Ecad realiza as distribuições do segmento de streaming a cada três meses, com base na lista das músicas que foram executadas em cada plataforma adimplente. Os principais serviços de streaming de áudio e vídeo, como Spotify, Apple Music, Vevo, Beats 1, Groove e Superplayer, já são adimplentes com o pagamento do direito autoral.
 
rankingstreaming2016.png 
 
 
Receba notícias do Ecad:

Viver a música.
Sentir a música.

O Ecad está mudando. Uma nova forma de expressar harmonia, sintonia e parceria está surgindo. Somos apaixonados por música. Trabalhamos para articular todos os agentes da cadeia criativa e, assim, impulsionar a música enquanto arte e enquanto negócio.

Aguarde novidades.
Um novo site está em construção.