Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Quem somos
Como funciona a gestão coletiva musical
O Ecad, como seu próprio nome diz, é um escritório organizado pelas associações brasileiras de gestão coletiva musical que administram e controlam o Ecad, fixando preços e regras de cobrança e de distribuição dos valores arrecadados. Também são responsáveis por todas as informações cadastrais pertinentes aos seus titulares filiados, às suas obras musicais e aos seus fonogramas. Estas informações são enviadas ao Ecad a fim de alimentar seu banco de dados, possibilitando a identificação correta tanto dos titulares como de suas criações.

Titulares  Associação Ecad


No Brasil, o Ecad é a instituição responsável pela proteção dos direitos autorais de execução pública de obras musicais tanto nacionais quanto estrangeiras. As associações que o administram mantêm contratos de representação com várias sociedades congêneres em todo o mundo, garantindo aos titulares estrangeiros os seus respectivos direitos autorais quando da utilização de suas músicas no Brasil. O mesmo ocorre com titulares brasileiros quando suas músicas são executadas publicamente nesses países. No entanto, é importante lembrar que tais contratos são firmados diretamente pelas associações de gestão coletiva musical e são elas as responsáveis pelo repasse dos valores arrecadados no exterior aos seus titulares filiados, não havendo ingerência do Ecad nessas relações internacionais.
 
É importante frisar que, no momento em que o titular de música se filia a uma associação, ele a torna sua mandatária para a prática de todos os atos necessários à defesa de seus direitos autorais. Consequentemente, o Ecad, por ser o escritório central criado pelas associações para este fim, se torna o representante dos titulares para efetuar a cobrança e a distribuição dos direitos autorais. Sendo assim, é importante esclarecer que o Ecad só representa os titulares filiados a uma das associações que o administram.​​
Receba notícias do Ecad:

Viver a música.
Sentir a música.

O Ecad está mudando. Uma nova forma de expressar harmonia, sintonia e parceria está surgindo. Somos apaixonados por música. Trabalhamos para articular todos os agentes da cadeia criativa e, assim, impulsionar a música enquanto arte e enquanto negócio.

Aguarde novidades.
Um novo site está em construção.