O Ecad tem uma preocupação constante em divulgar e disponibilizar informações sobre suas atividades, sua estrutura e seus resultados, mostrando a importância do sistema de gestão coletiva para toda a sociedade e, principalmente, para toda a classe artística musical.
 
A comunicação do Ecad é focada na importância do pagamento do direito autoral como forma de reconhecimento ao talento de milhares de profissionais que vivem da música e no importante papel desempenhado pela instituição para que o direito autoral de execução pública das músicas criadas por estes profissionais sejam sempre respeitados e garantidos, conforme determina a Lei.
 
O Ecad atua com transparência e responsabilidade. Seus materiais, incluindo folders, malas-diretas, newsletters, releases são sempre disponibilizados para os mais diferentes públicos e contêm informações relevantes sobre sua atuação, os processos de arrecadação e distribuição, os resultados obtidos, os rankings das músicas mais tocadas e autores com maior rendimento, entre outras. Além disso, o canal do Ecad no YouTube também conta com vídeos explicativos sobre os trabalhos de arrecadação e distribuição​ de direitos autorais. 

O relacionamento constante do Ecad com a imprensa e a sua forte presença nas redes sociais ratificam o seu interesse e compromisso com a informação, sempre de forma transparente e com rapidez. Para aumentar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela instituição os porta-vozes do Ecad, frequentemente, concedem entrevistas aos principais veículos de comunicação, em todo o país, além de ministrarem palestras em seminários, congressos, faculdades e cursos.
 
Com o objetivo de complementar este trabalho, o Ecad participa de feiras e eventos diversos, além de realizar a distribuição de kits institucionais com o objetivo de estreitar o relacionamento com públicos-alvos segmentados, como imprensa, usuários de música, estudantes, artistas, profissionais do Judiciário e dos meios cultural e político. Para solicitar uma palestra de um representante do Ecad, envie um e-mail para marketing@ecad.org.br com os detalhes do evento. 
 
Considerado uma das principais ferramentas de comunicação para a divulgação de informações sobre o segmento de direitos autorais, o site do Ecad também tem se mostrado um excelente instrumento para esclarecimento do público de maneira geral, sendo considerado um dos mais completos do mundo neste segmento.
 
 
​​​